Projetos

Questionar, pesquisar, descobrir, fazer, apresentar, avaliar, conseguir

Os Projetos e Clubes visam desenvolver nos alunos um conjunto alargado de competências e motivação, desenvolvendo atitudes positivas de autoestima. É um espaço para despertar talentos, ensinar tolerância e abraçar tecnologias, englobando um vasto número de áreas do saber, saber fazer e saber estar e ser. Visa, ainda, propiciar uma abordagem diferente à aprendizagem, onde se introduz a curiosidade, a pesquisa, a formulação de questões e o estudo dos problemas como forma de complementar a lecionação de conteúdos e conhecimentos.

OBJETIVOS:

> Reforçar e complementar a aquisição e aplicação de c onhecimentos adquiridos nas Áreas Curriculares Disciplinares e Não Disciplinares;

> Envolver os alunos no seu processo de construção e aplicação de conhecimento.
 


Clube de Eletrónica e Robótica "Olha o Robot"

O Clube de Eletrónica e Robótica "Olha o Robot" pretende fomentar a motivação e criatividade com atividades de caráter prático, com base na plataforma Arduíno, que permita aos alunos a reprodução de dispositivos disponíveis na internet e o desenvolvimento de novas ideias. Tem ainda como objetivo ser um cerne de participação em atividades nacionais e internacionais da área da eletrónica e robótica. 

Cansat

Sobre o CanSat Portugal

O CanSat Portugal é um projeto educativo do ESERO Portugal, organizado pela Ciência Viva e pela Agência Espacial Europeia (ESA). 

Esta iniciativa desafia os alunos do ensino secundário de todo o País a projetar e a construir um modelo funcional de um microssatélite com as mesmas dimensões de uma lata de refrigerante. Os alunos são também responsáveis pela construção do respetivo paraquedas e pelas comunicações do satélite com a sua estação em terra.

A competição CanSat dá aos estudantes a oportunidade de adquirirem experiência prática num projeto espacial de pequena escala.

 

O que é um CanSat?

Um CanSat é um microssatélite que tem o tamanho de uma lata de refrigerante; daí o nome CanSat. Os estudantes são desafiados a integrar todos os sistemas base de um satélite neste volume reduzido, nomeadamente a sua antena (emissora), bateria e sensores.

 

Em que consiste a competição CanSat?

As equipas participantes devem projetar um CanSat que seja capaz de sobreviver a um lançamento. Este pode ser feito através de um pequeno foguetão, que pode chegar a uma altitude de 1km, ou através de um avião, drone ou balão. Após o lançamento, durante a descida, o CanSat deve executar uma missão científica, comunicar os dados a um computador no solo e aterrar de forma segura. A missão inclui a análise dos dados colhidos.

Com esta competição, os estudantes têm a oportunidade de passar por todos os estágios de um projeto especial real: escolher os objetivos da sua missão, projetar o CanSat, integrar todos os seus componentes, testar o sistema, preparar para o lançamento e analisar os dados científicos obtidos.

O ESERO Portugal organiza, desde 2014, uma competição a nível nacional. São selecionadas 15 equipas para a prova final. A equipa vencedora fica qualificada para competir no CanSat Internacional, organizado pela ESA

Junior Achievement

A EMPRESA é o programa bandeira da Junior Achievement. Considerado uma best practice pela Comissão Europeia, o programa desafia alunos do ensino secundário a criar e a gerir uma mini-empresa, ao longo de um ano letivo e em contexto sala de aula.

Uma vez constituída a equipa/mini-empresa, os alunos contam com o apoio do professor e de um voluntário para que, num trabalho em equipa, consigam atingir os objetivos que o programa propõe:

Organizar uma mini- empresa;

  • Desenvolver um plano de negócios;
  • Gerir uma mini-empresa;
  • Liquidar uma mini-empresa.


Objetivos

  • Identificar as responsabilidades dos cargos e oportunidades de liderança no âmbito do programa
  • Avaliar as oportunidades educativas e sociais do programa
  • Organizar a mini-empresa, vender títulos de participação, produzir um produto, colocar o produto ou serviço no mercado e manter registos financeiros
  • Demonstrar a capacidade de liderança
  • Elaborar um plano de negócio
  • Executar um plano
  • Estabelecer objetivos de produção e vendas para um produto ou serviço
  • Desenvolver uma apresentação eficaz de vendas
  • Diferenciar entre produção e produtividade
  • Monitorizar o controlo de qualidade
  • Descrever o efeito da produtividade, atitudes e aptidões dos empregados
  • Avaliar o impacto da tecnologia, gestão e regulamentos governamentais relativos à produção
  • Descrever e calcular impostos a serem pagos pela mini-empresa
  • Explicar como os dividendos são determinados e pagos
  • Avaliar o impacto empresarial no sistema económico português
 

Competências Desenvolvidas

  • Montagem de produtos
  • Estimativas
  • Preenchimento de formulários
  • Relatórios
  • Interpretação de dados
  • Computação matemática
  • Negociação
  • Solução de problemas
  • Pesquisa
  • Vendas
  • Trabalho em equipa

Erasmus +

Erasmus+ é o programa da UE para a educação, formação, juventude e desporto.

Permite que as organizações se envolvam numa série de atividades de desenvolvimento e de criação de redes, incluindo a melhoria estratégica das competências profissionais do seu pessoal, o desenvolvimento das capacidades organizacionais e a criação de parcerias transnacionais de cooperação com organizações de outros países, tendo em vista a obtenção de resultados inovadores e o intercâmbio de boas práticas. Além disso, as organizações facilitam a mobilidade para fins de aprendizagem de estudantes, membros do pessoal, estagiários, aprendizes, voluntários, animadores de juventude e jovens.

Clube de Programação "vamosprogramar@epa"